Publicidade e as fotos das atletas no final de ano.
por Higor Maffei Bellini
Olá a todos,
Espero que estejam se preparando para a festa da passagem de ano, e que em 2021 todos tenham uma grande melhora, em suas vidas, naqueles pontos que mais desejarem e precisarem. e que tenhamos uma cura para COVID eu, na minha grande inocência, acho que é mais fácil curar quem está doente do que vacinar toda a população do planeta.
Mas esta postagem, que surgiu da observação das postagens de algumas atletas, em suas redes sociais nesse momento de férias e descanso, quando estão passeando com a sua família ou amigos, onde de modo não intencional fazem a divulgação de produtos, de modo inconsciente.
Esta divulgação inconsciente de produtos, que vão desde cerveja, sim, atletas em férias consomem cerveja, até podemos discutir se uma pessoa que é ídolo de crianças deveria aparecer consumindo bebida alcoólica, em outra postagem, passando por refrigerantes até chegando ao nome do restaurante em que estão. Impede que a Atleta seja tratada como profissional pelas empresas de marketing, não as procurando para divulgar os seus produtos, uma vez que, as atletas fazem esta divulgação sem custo, para estas empresas.
Sim, as fotos que as atletas colocam em sua midías sóciais, em qualquer momento, são uma forma de divulgação de produtos, muito importante para o mercado, até porque acabam por servir de um testemunho da atleta sobre a qualidade do produto.
E sendo a publicação de uma fotografia, uma forma de divulgação dos produtos, esta deveria ser paga, pelas empresas beneficiadas, seja pela entrega de uma quantia em dinheiro, seja pela realização de permuta dos produtos que são divulgados. Mas não deveria ser como acontece hoje, quando a atleta tem de comprar o produto como qualquer cliente, que não tenha vinte, trinta ou até duzentos mil seguidores em suas redes sociais, que não tem este poder de alcance.
A Atleta que tem consciência da importância da sua imagem, jamais posta uma imagem em que apareça a embalagem de um produto que possa ser identificado pelas pessoas que a acompanham, não porque desejam esconder o seu poder de consumo, mas, por saberem que a sua postagem tem valor comercial.
A atleta que é profissional quando posta uma foto, com produtos em um mesa, não posta com os rótulos dos produtos visíveis, mas apenas com a embalagem virada de forma a não se possível a sua identificação, bem como não aceita fazer uma postagem ou duas seja lá quantas forem, apenas por terem feito uma permuta de um produto ou serviço pela postagem, porque sabem que se receberem apenas a permuta não geram valor para a sua imagem, que nunca será paga pelas empresas, e que nunca será valorizada pelo clube, no momento da contratação.
Assim as atletas profissionais neste momento de féria e lazer, ao postarem uma foto, não devem ficar mostrando os produtos nas fotos, sem que tenham firmado um contrato de publicidade com a empresa. E devem evitar fazer postagem apenas em troca de permutas de serviços ou de hospedagem em hotéis e pousadas, porque se a pousada fosse pagar, para uma modelo com a mesma relevância da atleta, de certo pagaria muito mais que o valor daquela hospedagem.
A profissionalização de uma actividade desportiva, no caso o futebol feminino, passa pela profissionalização pela atleta da forma como est atrata a sua imagem. Uma pena que os agentes, não as instruam nesse sentido.