“O Borussia na copa do mundo de clubes não enfrentou que times da Série D no Brasil encaram toda semana
Por Higor Maffei Bellini
Então, essa notícia informando que ontem, 21 de junho, os jogadores reservas do Borussia assistiram ao primeiro tempo de jogo no vestiário, em razão do calor, me traz a seguinte ponderação.
Esse time, bem como qualquer outro da elite europeia, então não consegue jogar e vencer as divisões inferiores do Brasil, onde teria de jogar no verão brasileiro, com mais de 30 graus de temperatura, em estádios que não têm ar condicionado nos vestiários, onde não existe essa possibilidade.
Aqui ainda nas séries B, C ou D tem a questão da logística com times não podendo fazer por vezes todo o deslocamento por meio de avião, tendo de fazer o trajeto por ônibus, em tiradas com buracos, obras. Tudo para atrasar o deslocamento e torná-lo desconfortável.
Com a delegação focando em hotéis que, mesmo sendo bons, não têm todo o conforto dos alemães ou os disponíveis para a Copa do Mundo de Clubes.
A qualidade dos jogadores, do time alemão, que é inegavelmente superior à dos times destas divisões, acaba por não ser preponderante em razão da questão do clima e da logística no Brasil.
Tanto é que, quando aqui um clube cai para a série B, uma das primeiras discussões é: quais jogadores de série B serão contratados para dar competitividade ao clube?
Pois jogar série B é diferente.
Mas que esse fato fique de lição para a Copa do Mundo de seleções, já que é um evento teste, que se realizem os jogos respeitando o clima local. Não pensando em atingir outros mercados pela transmissão da partida, já que sem espetáculo de qualidade não há consumo, não importa a hora.