Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Direito, gestão e esportes

Direito, gestão e esportes

Por Higor Maffei Bellini

 

E eis que chego à última semana do meu giro pela Europa para conversar pessoalmente com os que já eram nossos clientes, bem como buscar conhecer pessoas que possam vir a se tornar novos clientes.

Essa semana ficarei em Portugal, mais especificamente em Porto, passando por Braga e indo a Lisboa.

E tem tudo para ser uma semana produtiva, lembrando que, como trouxe meus pais juntos, para comemorarem cinquenta anos de casados, o que hoje para a minha geração, a rapaziada que está por volta dos cinquenta anos parece improvável, e para os mais novos ainda, aí em torno dos vintes, um sonho impossível, aceito sugestões do que fazer com eles, em termos de passeios e lugares a visitar.

Fazer relacionamento é fundamental para quem deseja trabalhar com esportes, seja que esporte for, não falamos apenas para o futebol. E nada melhor do que fazer uma visita pessoal, para estreitar ou criar relações com os clientes.

Pois todo cliente é antes de tudo uma pessoa humana, mesmo as empresas, já que quem toma as decisões ainda são os seres humanos nas empresas, até sermos substituídos pelas máquinas e inteligência artificial.

Esse meu pensamento revela o equívoco do termo B2B, que é uma sigla em inglês que significa Business to Business, ou na língua de Camões, de empresa para empresa, pois se quem decide é uma pessoa humana, tudo continua a ser efetuado como há séculos, com base no relacionamento humano.

Por isso, é tão importante vir ao menos uma vez por ano à Europa, e esse ano vou tentar ir ver as clientes que estão na Ásia.

Em Portugal, espero também aproveitar e provar a maravilhosa culinária, bem como os ótimos vinhos, enquanto converso com as pessoas que preciso encontrar por aqui.