Por Higor Maffei Bellini
Antes de mais nada o que mudo é que os estadios/arenas volataram a ter uma maior importância para o time, que é o mandante da partida. Não só porque os jogadores sabem se localizar espacialmente no estadio, tendo como referência geografica as placas de publicdade, ou a sombra que se joga de dia em um local já conhecido.
A presença de publico, agora está liberada em sua capacidade plena, ao menos no estado de São Paulo. Ou seja voltamos ao que era antes da Covid.
O que muda é que agora com a pressão da torcida cantando, incentivando voltamos a ter aquela mistica nos estadios da torcida "levar o time nas costas". O que pode fazer com que alguns jogadores promovidos a equipe principal durante a pandemia sintam a presença do publico nos estadios, e passem a jogar menos do que vinham apresentando.
O que pode mudar também é que as equipes, como um todo, se sintam precionadas pelo público não conseguindo render o esperado trazendo assim de volta a vantagem competitiva de se jogar em seus domininios e afastando a paridade que a ausencia deste importante fator trazia aos confrontos.
Ou seja mudou que voltamos a fevereiro de 2020 em materia de futebol