Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Direito, gestão e esportes

Direito, gestão e esportes

 No Brasil existe, ainda hoje, a lenda que existem pelo menos 13 grandes times no Brasil.

 

Não discuto o passado destes, que se tornaram grandes,  no século XX, disputando campeonatos estaduais.

 

Lembrem que o campeonato brasileiro nasceu em.1971, e agora completa 50 anos, mas que apenas em 2003 passou a ser por pontos corridos. O que diminuiu a incidência de campeões vindos de times medios, que tiveram sortes nos cruzamentos no Mata Mata.

 

Sendo importante dizer que, no Brasil foi importado e imposto o conceito de que time grande ganha campeonatos nacionais, não regionais. Talvez porque o conceito de estaduais/regionais não tenha espaço na Europa.

Assim sendo, deste lado do Atlântico mudou o conceito do que é time grande, já que passou depois de 2010 a ser quem ganha os nacionais.

 

E aqui como nos paises europeus acontecerá de diminuir o número de times, que vencem com constância os nacionais. Não há país europeu com grande variedade de campeões nacionais. Ficando ai com 2 ou 3 times, por campeonatos.

Claro que sempre pode de tempos em tempos, surgir um time para ser campeão sem fazer deste grupo de vencedores constantes.

 

Massim o Brasil caminha neste caminho, mas, acho que aqui este número de times grandes, aqueles que sempre vencem o nacional ficara em torno de 5, quendo ou não.

 

Passando os demais nos campeonatos a lutarem por classificação para as copas continetais.