Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Direito, gestão e esportes

Direito, gestão e esportes

Por Higor Maffei Bellini

 

Finalmente vou ter tempo, para escrever sobre um tema que muito me agrada, mas, que não é uma prioridade do escritório que é gestão de imagem das atletas, como vocês já sabem eu advogo para atletas de futebol, no Brasil, nos Estados Unidos, Europa e África, o que toma, bastante do meu tempo. Até por isso não ando escrevendo muito aqui.

Quando existe uma festa de entrega de prêmios, ao final de um campeonato, aquelas que são realizadas pela entidade que o organiza, seja, federação ou confederação,  com a entrega de prêmios ás equipes ou as atletas, que se destacaram durante aquele campeonato/torneio as atletas, que recebem o convite, para estarem presentes podem e devem aceita-los, primeiro em respeito ao seu empregador, que paga também pela utilização da sua imagem, mediante o contrato de licenciamento de imagem, fora dos momentos de treinamento ou de jogo, depois com os torcedores daquela equipe que desejam ver o seu time premiado, se não campeão, ver a sua atleta favorita recebendo os prêmios.

Assim a atleta que se apresenta para a festa de premiação, além de ser educada em aceitar, estar presente no qual vai ser homenageada, respeita a sua obrigação contratual (permitir a exploração da sua imagem) coloca o seu nome, na história daquela premiação, muito mais do que apenas sendo um nome em um lista, que com o passar do tempo se torna esquecida e obsoleta.  Ter a sua imagem, em traje de gala, recebendo a premiação é muito mais importante, que ser apenas o nome na lista de premiados.

Como assim?

Uma imagem vale, muito mais que palavras, com isso quero dizer que para se manter importante, na posteridade, é muito mais valiosa a imagem da pessoa recebendo o prêmio, do que ter o nome publicado em um site, dizendo que no longínquo ano de 2022, determinada atenta recebe o prêmio de qualquer coisa, no campeonato de futebol.

A imagem fica registrada por muito mais tempo, traz muito mais relevância ao prémio recebido, do que um registro em um site, ainda que este site seja o da federação, que organizou o torneio, que amanhã ou depois pode deixar de existir ou ser substituída, por uma liga, que passe a organizar aquele torneio e que deseje, deixar este momento no passado, sem maiores considerações.

Estes prêmios são marcados com antecedência, ou seja, todos no inicio da competição já sabem que em uma data futura e certa haverá aquela premiação, ou seja, todos podem se preparar para estar presentes, naquela festa. Mas Higor minha família mora longe, quero passar o natal com eles, sendo um evento em Dezembro, como eu faço?

Simples,  se cumpre a obrigação contratual de estar presente, seja com o contrato valido ou terminado, sendo esta hipótese meramente hipotética, já que nenhum clube faria um contrato acabando logo após a data da final, para evitar que ocorra mudança na data e se perca a possibilidade de usar a atleta, porque o contrato acabou e ela não quis prorrogar, todos aprenderam a lição do Palmeiras de 1996.

A atleta que se faz presente em uma festa, na qual vai receber a premiação, seja individual seja do seu time, demonstra que é efetivamente profissional, já que ter profissionalismo é, também, cumprir com as obrigações extra campo é demonstrar que sabe que representa um papel, fora do campo de representar seu empregador e seu patrocinador, seja o do clube seja o seu pessoal.

Ninguém quer ver o seu nome ligado a um atleta, que deixa de cumprir uma obrigação, já que estar presente nestes eventos, não deixa de ser obrigação do contrato de imagem, por mero capricho pessoal, mas, todos querem estar ligados a atletas que sabem demonstrar o seu valor, que sabem usar todas as oportunidade de se mostrar ao mercado, já que se mostrar é apresentar e valorizar o  seu patrocinador também.

Assim, digo aos atletas, que se preparem, para estar presentes nestas festas, que vão com as suas melhores roupas, porque isto agregará em muito a sua imagem pessoal e profissional. Demonstrem o seu profissionalismo o que pode gerar novos contrato de patrocínio ou de trabalho, já que ali com os demais clubes presentes pode surgir um contato, para quem já está em final de contrato.