Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Direito, gestão e esportes

Direito, gestão e esportes

22 Fev, 2021

A mala branca

Boa noite a todos, espero que estejam bem, eu estou tentando equilibrar o inicio do ano no escritório, já são 5 Reclamações Trabalhistas contra equipas masculina e femininas no Brasil. E a minha campanha para a reeleição para o conselho deliberativo  do Palmeiras.

 

Mas não poderia deixar de falar sobre a processa de um torcedor do Internacional de Porto Alegre de dar dinheiro para a equipa do São Paulo vencer ao Flamengo na última rodada do Brasileirao. https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/inter/noticia/2021/02/vou-injetar-dinheiro-no-sao-paulo-para-o-inter-ser-campeao-diz-torcedor-que-pagou-multa-de-rodinei-cklfrsqa5004n019mvhh8y7bc.html  

Não vou discutir os aspectos jurídicos, já que em essência é um terceiro dando um incentivo financeiro, para um empregado fazer o seu trabalho, com mais dedicação. Mais ou menos como quando a pessoa vai a um jantar ou a um casamento e dá uma gorjeta no inicio da festa para o garçom não deixar a mesa da pessoa que deu a gorjeta esperando.

Não vou falar da parte de gestão, já que deveria explicar como os jogadores se receberem o prémio devem declarar no imposto de renda, ou como justificar a transferência do valor de quem vai dar o prêmio. Seria uma doação?

Só vou discorrer se é ético?

O conceito de ética vai se modificando com o transcorrer do tempo, com atitudes deixando de ser aceita, para outras passarem a ser aceitas pela sociedade.  Entendo que é a sociedade quem definine o que é ético, naquele espaço tempo.

No Brasil do século XXI se começa a discutir se é válido um atleta aceitar negociar um valor para ganhar um jogo?

No meu pensar não.

Não é sobre ganhar um jogo, que é a obrigação do jogador. É sobre aceitar a interferência de um terceiro no jogo, visando obter um resultado.

 

Quando eu admitido a mala branca alegando, que não traz prejuízos porquê o atleta já deveria ganhar o jogo.  Eu  pergunto então eu posso admitir um incentivo, para ganhar por determino número de gols apenas, para eu alguem se favorecer em apostas esportivas?

Por isso penso que a mala branca traz consigo problemas éticos de dificil resolução, justamente com uma possivel retirada do fator imprevisibilidade do reaultado.

Por isso não entendo que a mala branca possa ser aceita em um jogo em qualquer jogo